Bloquinhos robóticos ‘saltam’ de um lugar para o outro, são os ‘transformers’ da construção

Já pensou poder mandar os blocos se movimentarem para construir uma determinada estrutura, fazer uma ponte ou até mesmo levantar paredes? Não é feitiçaria, é tecnologia! 🙂 Os M-Blocks, criados por cientistas do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências da Computação, no MIT, são cubos robóticos, controlados remotamente, que possuem bordas magnéticas e um ‘volante’ interno, que gira para fazer com que as peças possam ‘voar’ e se encaixar (magneticamente)  em outras.

Esse volante, tecnicamente chamado de ‘roda de reação’ (reaction wheel) pode girar em até 20 mil RPM, e quando para de supetão, faz o bloquinho se encaixar em outro bloco mais próximo. Quanto mais rápido essa roda girar, mais o bloquinho consegue ‘pular’ para a direção correta, como no GIF acima. Se o giro for mais lento, a mudança de local é mais sutil, como na imagem abaixo.

De acordo com John Romanishin, cientista responsável pelos M-Blocks (de ‘Momentum blocks’), a intenção é desenvolver ainda mais esta tecnologia, fazendo com que cada bloco possa ter ciência do outro ao seu redor e da ‘peça’ da qual ele faz parte. Com isso, não seria impossível colocar um punhado de blocos no chão e programa-los para que se transformassem em um determinado objeto ou arquitetura.

Por dentro dos M-Blocks

Por dentro dos M-Blocks

Entre as propostas desses ‘bloquinhos transformers’ está melhorar a velocidade da construção civil. Eles poderiam ser programados para rapidamente se transformarem em uma ponte ou um abrigo, o que poderia ser muito útil em áreas devastadas por desastres naturais.

Pensando no nosso cotidiano, a mesma tecnologia poderia ser implantada na mobília das casas, e montar um móvel seria algo como desempacotar as peças e apenas aguardar que elas se ‘auto-montassem’. Praticamente um Lego automático.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Minimals Toys

La collection de jouets Minimals imaginée par Sebastian Burga se base sur des couleurs primaires et des formes épurées. Gagnante de l’A’ Design Award pour la catégorie Design de Jouets, Jeu et Hobby 2012 – 2013, ses créations, à la fois ludiques et minimalistes, sont à découvrir dans la suite.

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

m4
m22
m21
m20
m19
m18
m17
m16
m15
m14
m13
m12
m11
m10
m9
m8
m7
m6
m5
m2
m3

Worknest Table

La jeune designer Wiktoria Lenart a imaginé ce projet Worknest. Cette table de bois a été conçue afin de pouvoir accueillir 15 différents éléments qui peuvent s’incorporer et agrémenter le bureau. Une idée qui permet de choisir entre un bureau minimaliste et une structure à plusieurs rangements. A découvrir dans la suite.

Worknest Table15
Worknest Table14
Worknest Table13
Worknest Table12
Worknest Table11
Worknest Table10
Worknest Table8
Worknest Table9
Worknest Table7
Worknest Table5
Worknest Table4
Worknest Table3
Worknest Table2
Worknest Table
Worknest Table16
Worknest Table6

Jonathan Boulet

Voici le clip très réussi du premier single “A Community Service Annoucement” par le jeune artiste australien Jonathan Boulet. Un exemple de découpage numérique, dirigé par le studio Special Problems et produit par la maison Modular. La vidéo est disponible en HD dans la suite.



jon1

jon2

Previously on Fubiz