Animações da Nike traduzem a sensação de correr em diferentes terrenos

Hyperfeel é o nome da série de animações que o estúdio de arte digital e design FIELD criou para traduzir as sensações vivenciadas por um corredor quando ele percorre diferentes terrenos, utilizando imagens abstratas e minimalistas. O projeto faz parte da divulgação do tênis Hyperfell, da Nike, e foi exibido em algumas lojas ao redor do mundo.

A FIELD criou imagens por computador a partir dos movimentos de pessoas reais correndo em trilhas, na areia, grama e pistas, tentando captar as sensações de cada atleta. O resultado é visualmente arrebatador.

O design de som é do estúdio Audionerve. 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Philographics sintetiza conceitos filosóficos em formas geométricas

Na época da faculdade, tive um professor que adorava dizer que escrever é arte de cortar palavras. A frase, atribuída a autores que vão de Carlos Drummond de Andrade a Voltaire, serve para ilustrar o poder de síntese. Ao meu ver, entretanto, poder de síntese mesmo tem as imagens, que no lugar-comum podem valer mais que mil palavras. Exatamente o que ilustra Philographics, projeto do designer gráfico Genís Carreras.

A princípio, a ideia de Genís era combinar filosofia e design gráfico em uma série de 24 pôsteres que explicassem teorias que vão do Livre Arbítrio, Existencialismo, Relativismo e Dogma, entre outros.

O problema é que, quando a gente se apaixona por um projeto, ele acaba tomando proporções enormes e, de repente, você se vê cortando várias coisas (que podem ser desde palavras até ideias). Foi aí que o designer percebeu que tinha deixado muitas teorias legais de fora e resolveu dar continuidade ao trabalho, buscando financiamento no Kickstarter para criar pôsteres, cartões postais e um livro nas versões analógica e digital.

Philographics agora tem 95 imagens, cada uma delas combinando formas geométricas, cores e uma breve definição da teoria, criando uma espécie de dicionário visual de filosofia.

Abaixo, separamos algumas imagens deste projeto incrível.

philographics 10 Philographics1 Philographics2 Philographics3 Philographics4 Philographics5 Philographics6 Philographics7 Philographics8 Philographics9 Philographics10 Philographics11

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Windows of New York

Windows of New York é um lindo projeto de José Guizar, um jovem designer mexicano que mora em Nova York. Assim que mudou pra lá, José desenvolveu uma obsessão pelas janelas da cidade e, desde então, ilustra semanalmente seus achados.

Tudo começou por suas andanças em Manhattan e a admiração pela arquitetura da cidade. Em especial, as janelas o chamavam a atenção por guardar um mundo escondido dentro delas e também pelo poder de imaginação que emanam por cada aspecto seu.

A partir de fotos que José tira em suas jornadas diárias, ele criou um estilo de ilustração minimalista, que lembra os cartoons de Chris Ware.

Em seu site, o designer descreve o projeto:

“Um produto das inúmeras jornadas pelas ruas da cidade. Parte homenagem a sua arquitetura, parte desafio pessoal para nunca parar de observar.”

windowsny-10
windowsny-8
windowsny-7
windowsny-6
windowsny-5
windowsny-4
windowsny-3
windowsny-2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Infográficos mostram as árvores genealógicas de mitos gregos e nórdicos

Para quem curte mitologia, ou o design minimalista em infográficos, o trabalho do designer Severino Ribecca é um prato cheio. Em seu site, ele explica a ideia de criar uma árvore genealógica para explicar a ligação entre alguns personagens da mitologia grega e, posteriormente, da nórdica. No caso da grega, o diagrama tem origem no Caos.

“Eu tinha de criar um diagrama que pudesse contemplar a grande quantidade de nomes e interações, e ser ao mesmo tempo claro visualmente e fácil de seguir”.

No caso do infográfico da mitologia nórdica, o desafio foi pesquisar todos os personagens e mostrar a relação entre eles através de sua linhagem.

Para visualizar os infográficos em tamanho real, basta clicar nas imagens.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


A história minimalista das Copas do Mundo

A primeira Copa do Mundo que me lembro de ter acompanhado e entendido alguma coisa foi a de 1990. Porém, hoje facilmente já é possível encontrar gente andando na rua que a primeira Copa que viu foi a de 2002 (!).

Sendo assim, para relembrar a história nada melhor do que um resumão minimalista auto-explicativo.

Essa série de posters foi criada por André Fidusi, e você pode ver todos aqui.




Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement