Animated Street Art Graffiti GIF

Le designer INSA a fait une série de graffitis qu’il a animés sous formes de GIFs. « GIF-iti » réunit tous ses GIFs street-art, faits dans le monde entier. Chaque mur est peint et photographié en séquences de 8 photogrammes. Colorés, géométriques, hypnotiques et parfois avec des effets 3D.

insagif-25
insagif-24
insagif-21
insagif-20
insagif-19
insagif-18
insagif-17
insagif-16
insagif-15
insagif-14
insagif-13
insagif-12
insagif-11
insagif-10
insagif-9
insagif-8bis
insagif-8
insagif-7
insagif-6
insagif-5
insagif-4bis
insagif-4
insagif-3
insagif-2bisbis
insagif-2bis
insagif-2
insagif-00

Conheça a OTTO, uma câmera diferente que grava GIFs animados

Até há pouco tempo, GIFs animados eram quase um xingamento, uma forma de demonstrar o quão ‘atrasado’ um site era (“ainda usa GIFs animados, hahaha”). No entanto, o formato voltou à moda como um jeito divertido, multiplataforma e leve de destacar trechos de vídeos.

Com o revival do GIF, surge agora a OTTO, uma câmera dedicada a produzir GIF animados. Ela  traz uma manivela (que lembra bastante aquela manivela de rebobinar filme em câmeras ‘point and shoot’ analógicas) que deve ser acionada para gravar os diversos frames do clipe a ser criado.

otto-gif-camera

Com design retrô que parece quase uma homenagem aos anos 90, a OTTO conecta-se com smartphones e será o primeiro produto comercial criado em cima do minicomputador Raspberry Pi.

otto-make-gifs
otto-sync

 

A intenção dos criadores da OTTO é que ela possa ser hackeada por qualquer pessoa que queira adicionar novas funções, plugar novos equipamentos (por exemplo um Flash) ou criar novas interações com os GIFs criados por ela. É o caso dessa adaptação, que insere visualmente a informação dos decibéis observados no ambiente em que o GIF foi gerado. Repare que além da numeração no rodapé da imagem, o filtro de cores também se altera de acordo com a intensidade dos sons.

decibeis-gif

A OTTO ainda aguarda financiamento no Kickstarter. A partir de um investimento de 199 dólares, o apoiador leva uma delas para casa.
Se o financiamento for alcançado, podemos esperar toda uma nova geração de GIFs animados ainda mais divertidos e surpreendentes do que o que vemos hoje.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

GIF Illustrations by Rebecca Mock

L’illustratrice Rebecca Mock fait de belles illustrations en gifs animés pour différents médias web. Les illustrations s’inscrivent dans l’ère contemporaine en mettant en scène des personnages dans les transports, tenant un iPad ou alors un bureau désordonné avec un iPhone qui vibre et une tablette graphique.

rebeccamock-7
rebeccamock-6
rebeccamock-5
rebeccamock-4
rebeccamock-3
rebeccamock-2
rebeccamock-0

Animated Movie Posters in GIF

Un utilisateur d’Imgur a voulu rendre hommage à quelques films cultes en animant leurs posters sous format GIF : de Fight Club à Skyfall, en passant par Pulp Fiction, Drive et Kill Bill, toutes les scènes de ces affiches se mettent à bouger sous nos yeux. Une belle manière de donner vie à un poster figé.

moviegif00
moviegif-12
moviegif-11
moviegif-8
moviegif-7
moviegif-6
moviegif-4
moviegif-2
moviegif-1
moviegif-5
moviegif-3
moviegif-9

Como encontrar o GIF certo para cada momento?

GIFs são uma ótima forma de se expressar em diferentes momentos, mas nem sempre é fácil encontrar o melhor para cada situação.

GIFGIF permite que você faça uma busca pelo GIF perfeito baseado em uma emoção.

É aí que entra o GIFGIF, um banco de dados criado por Travis Rich e Kevin Hu, estudantes do MIT Media Lab, com o objetivo de facilitar a vida de todos.

O site permite que você faça uma busca pelo GIF perfeito baseado em emoções. E, para que cada GIF traduza, de fato, a emoção desejada, o site é sustentado pelos próprios usuários que analisam os GIFs presentes.

Assim, ao entrar no GIFGIF, a primeira coisa a ser feita é responder se os dois GIFs apresentados remetem claramente a uma determinada emoção.

gifgif-1 gifgif-2 gifgif-3

Com alguns resultados mais voláteis do que outros – “felicidade”, por exemplo, é uma emoção traduzida por GIFs mais claramente do que “vergonha” e “alívio” – a meta não é ser o maior repositório de GIFs da web, mas sim o lugar aonde os usuários vão para encontrar o GIF perfeito para determinada emoção, reação e momento.

gifgif-4

Até o momento são mais de mil GIFs coletados, todos retirados do popular Giphy. Lançado dia 3 de março, o liberar ao público sua API em breve.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Porque o futuro da arte de rua está nas paredes da internet

A conexão entre Banksy e GIFs animados pode não ser tão óbvia de imediato. Enquanto um parece intensamente contextual e linkado ao mundo atual, o outro é portátil e produto da recente cultura digital.

RJ Rushmore, conceituado artista de rua, passou anos explorando estes dois lados da arte contemporânea. O resultado é o seu livro Viral Art, em formado de ebook gratuito, que compila quase três anos de pesquisa nas ruas e nos becos da web.

A coleção de Rushmore é repleta de histórias desde o começo do grafite até aos artistas recém-descobertos na internet, passando por diferentes mídias e formatos como fotografia, pintura, zines, filmes, gifs, 3D e mais.

A conexão que Rushmore traça entre a arte de rua e o que ele chama de “arte viral” na web é retratada como substancialmente mais importante do que suas diferenças. E é deste paralelo que surge, como consequência, um inusitado mapeamento de como colocar um conceito/ideia para circular por entre estas duas audiências (rua e web), sendo o produto tanto um zine independente quanto uma obra premiada.

Rushmore, que é editor do blog de arte Vandalog, conceitua a internet como propícia para promover arte pública de forma semelhante às ruas pois são ambos espaços públicos, livres e de rápido compartilhamento. O livro mostra diversas obras de rua, por exemplo, que se apropriam da linguagem da internet como resposta às repercussões online de seus trabalhos (imagens abaixo).

Monstr

Monstr

 

Banksy

Banksy

 

Banksy

Banksy

Viral Art, enfim, carrega relevantes discussões sobre uma investigação contínua do poder do online vs. offline e suas diferentes formas de sinergia e conversação, com insights e inspirações aplicáveis em diversos outros setores além do mundo das artes.

O eBook está disponível gratuitamente para ser lido online ou baixado em PDF.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma breve história do GIF animado

A SmartWater, com a ajuda da Jennifer Aniston, tem brincado de criar virais. E com sucesso. A marca gostou tanto do universo internético, que agora patrocina até festival sobre GIF animado.

Criado pela LEGS Production, o vídeo acima faz parte dessa iniciativa, chamada Moving The Still: A GIF Festival. Ele conta a história do formato de imagem que até ontem parecia antiquado e brega, mas voltou à moda e, junto com gatos e pornografia, formam o alicerce da web.




Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Tumblr da semana: Essa é a vida publicitária

As altas aventuras e confusões de vida de publicitário (fudido) sempre rendem piadas. Por mais clichês que sejam, a graça nunca vai embora.

Então reúna todas essas situações de uma típica agência com GIF’s animados, e você terá o genial: This Advertising Life.

Separei aqui alguns momentos memoráveis, mas você DEVE ver tudo.

Quando o cliente começa a falar

 

Quando estou esperando alguém elogiar o meu título com sacadinha

 

Como eu me sinto quando termino um projeto

 

Quando eu começo a perceber alterações que ninguém me contou

 

Quando me contam, impávidos, de que vou ter que começar tudo de novo

 

Indo embora da agência na sexta-feira

 

O fim da conversa em que o meu diretor de criação dá a entender que terei problemas

 

Quando percebo que a moça da limpeza está no banheiro

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement