Fiona Apple, 7 anos depois

Alguns artistas somem e a gente nem sente muito a falta. Outros nunca somem, lançam discos praticamente todo ano, e a gente nem sente muito a presença.

Outros somem e a gente sente sim a falta. Mas sabemos que é porque eles preferem voltar só quando tiverem algo realmente relevante a ser lançado ao invés de macular sua discografia com albuns medíocres só pra fazer volume.

Eu respeito esse tipo de artista. E definitivamente a Fiona Apple está nesse rol.

Ausente da mídia há praticamente 7 anos (seu ultimo álbum, Extraodinary Machine, foi lançado em 2005), Fiona agora volta com um disco novo, para a alegria – e alívio – dos fãs (como eu), que a uma hora dessas já deviam estar pensando o pior.

A julgar pelo single divulgado no site oficial da Fiona, o disco novo vai ser aquele tapa na cara que a gente estava louco pra tomar.

Se todas forem na pegada de Every Single Night, o álbum (de nome irrepetível sem colar) promete ser aquela volta “dois pés no peito”, cheia da amargura, da raiva incontida, das desilusões e desabafos que transformaram essa incrível cantora americana numa das mais melancólicas e criativas compositoras de sua geração.

Com ela, não tem meio termo. Se é pra sofrer, então vamos até as últimas consequências. E assim sua música é honesta e visceral, fruto de uma capacidade ímpar que ela tem de transformar sentimentos em arte.

Alguns só conseguem ficar na rebeldia. Ela não. Ela ultrapassa o limite fácil do rebelde-sem-causa e se entrega e se expõe, escancarando suas feridas na forma de sublimes melodias emolduradas em lapidadas esculturas pop.

The Idler Wheel Is Wiser Than The Driver Of The Screw And Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do (pausa para tomar fôlego) será lançado dia 19 de junho, e Fiona Apple já vem divulgando seu novo trabalho numa extensa turnê que deve cruzar os EUA nos próximos meses e só Deus sabe quando (e se) vai passar por aqui. O jeito é esperar, ou começar a juntar pra uma passagem aérea.

Bem-vinda de volta, Fiona. A gente estava com saudade.



Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement