Crianças invisíveis contam sua história em nova campanha da Unicef

Todos os dias, milhares de crianças são vítimas da violência ao redor do mundo. Algumas delas tem seus nomes reportados no Daily Abuse. Outras permanecem anônimas, e até mesmo invisíveis, como na nova campanha da Unicef. Narrado por Liam Neeson – embaixador da Unicef desde 1997 -, o filme percorre cenários onde ocorreu algum tipo de violência, sem mostrar quem a sofreu ou quem a causou.

Segundo o diretor Jonathan Notaro, da produtora Brand New School, a ideia era criar imagens perturbadoras de local onde a violência ocorreu – mais ou menos como o cenário de um crime a ser investigado pelo CSI -, deixando o ato em si implícito, mas permitindo que o espectador tirasse suas próprias conclusões a partir das histórias contadas por Neeson.

“Independentemente do país de origem ou experiência, todas as pessoas vão concluir sua própria poderosa e comovente história, que esperamos incentivá-los a agir”, diz Notaro.

Realmente, é uma mensagem bastante poderosa, que segue ao pé da letra a ideia de que em muitos casos menos é mais.

A criação é da agência Naked.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Daily Abuse

O ponto de partida foi um número: 241.095 crianças são vítimas de abuso todo dia (no Brasil, 15 crianças são vítimas de violência a cada hora, segundo a matéria do Fantástico de ontem).

Diante desse fato, no dia internacional da prevenção contra o abuso infantil, a organização francesa Innocence En Danger publicou um jornal global, o The Daily Abuse. Um jornal diferente formado por 48 páginas e 170 artigos formados por apenas nomes de crianças já abusadas pelo mundo. Uma forma de quantificar o tamanho do estrago dessa triste realidade. E a cada final de artigo, uma frase de impacto.

O assunto é triste e indigesto. E o que podia ser sensacionalista, vira uma ação sensacional e grandiosa de conscientização (ainda por cima sem nenhuma relação com doações em dinheiro).

O que importa é parar para refletir e aumentar a percepção desse problema gigantesco.

O final dessa história não podia ser outro a não ser números: o jornal foi publicado em 09 idiomas diferentes, em 23 grandes cidades pelo mundo, 720.000 de tiragem e mais de 1.000.000 de leitores. Uma ação de verdade, com uma proporção de verdade.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Cam: A curiosidade infantil com respostas fantásticas

A Itália é boa em fazer dezenas de coisas. Comida, sorvete, igrejas, esculturas e gladiadores são ótimas especialidades da bota. Porém, tem outro tipo de obra que os italianos mandam bem, e talvez você não saiba: produtos para crianças.

Falo com experiência recente de causa. Você sai pra comprar equipamentos essenciais para a exigente vida infantil, e se depara com “made in Italy” por todas as partes.

A marca Cam, que assina com “Il mondo del bambino”, é uma dessas especializadas, e que recentemente mostrou uma excelente campanha impressa. As peças brincam com a curiosidade infantil, imaginando respostas e visões fantásticas para algumas das divertidas perguntas feitas por crianças.

O primeiro anúncio, lá em cima, pergunta: “Quem desenha as nuvens no céu?”. Confira as outras abaixo.

A criação é da DLVBBDO, de Milão.

Pra onde vão as estrelas quando eu durmo?

Por que a neve derrete?

O quê os carros fazem enquanto estão estacionados?

Eu posso construir uma casa na árvore em qualquer lugar?

Como os peixes respiram?

Quem rouba as folhas no outuno?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Nova moda: Academia para crianças com personal trainer

Em uma academia na Bélgica, 6 bebês são acompanhados por um personal trainer que lhes dá uma série de exercícios.

A expressão indignada das pessoas, capturada por 8 cameras escondidas, é o objetivo dessa ação da Olvarit para promover sua linha de cereais exclusivos para crianças.

Se academia não serve para crianças, seu café da manhã também não, segundo a marca, que no ano passado promoveu a ótima desgustação de papinhas.

A criação é da Pride/TBWA

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement