Ratings Slip at MSNBC as Jet Coverage Lifts CNN

The decline in ratings for MSNBC has been tied to gains for CNN because of its extensive coverage of the missing Malaysian airliner.

CNN to Show Documentaries in 9 P.M. Time Slot

With the departure of Piers Morgan, who followed Larry King, CNN won’t install a new host but will instead show a variety of documentaries.



CNN’s Ratings Continue to Hinge on Flight 370 News

Report that wreckage may have been spotted in the southern Indian Ocean gave a late-night ratings bump to the network.

    

CNN’s Ratings Surge Covering the Mystery of the Missing Airliner

Anderson Cooper’s CNN show at 8 p.m. beat Bill O’Reilly’s highly rated show on Fox News three nights last week in the coveted audience aged 18 to 54. That was a first for CNN.

    



The Media Equation: Piers Morgan and CNN Plan End to His Prime-Time Show

Three years after taking over for Larry King, Piers Morgan has seen the ratings for “Piers Morgan Live” hit some new lows. He and the network are in talks about him remaining at CNN in a different role.

    



A parcialidade incontestável dos documentários da CNN

O segundo semestre foi movimentado na programação de documentários originais da rede CNN. Depois de grande estardalhaço e uma campanha agressiva, o canal iniciou a transmissão de uma série de filmes – de acordo com a promessa – polêmicos e transformadores sobre temas como energia atômica, as Orcas do SeaWorld e o assassinato do Presidente John F. Kennedy. Todos eles, repletos de informação e com boa produção, mas, em dois deles, algo em comum: visão unilateral.

Documentários, idealmente, tem o objetivo de informar o espectador sobre um determinado assunto. Em muitos casos, o documentarista engajado utiliza o formato para contar uma história verídica por meio de depoimentos e informações, defender uma causa e promover a denúncia. Esse estilo é normalmente adotado pelo cineasta independente, cujo objetivo é vencer uma batalha, mostrar uma verdade assustadora, criticar algo ou alguém.

Entretanto, quando a marca CNN está envolvida, com o selo CNN Films, esperasse a pluralidade de ideias e a influência jornalística do canal no resultado final. O primeiro dos filmes da temporada foi “Blackfish”, um documentário agressivo e revelador sobre o tratamento dado às Orcas no SeaWorld e demais parques aquáticos da companhia por causa das diversas mortes de tratadores e treinadores.

Repletos de informação e com boa produção, mas algo em comum: visão unilateral

Vários ex-funcionários do SeaWorld, familiares de vítimas e especialistas no tratamento de baleias foram entrevistados e defenderam as acusações de maus tratos, perigo para os treinadores, distúrbios comportamentais detectados nos animais por conta dos anos de cativeiro e o acobertamento dos casos fatais. O conteúdo é forte e vai direto ao ponto. Entretanto, não há um representante sequer defendendo a empresa ou, de maneira mais ampla, falando sobre os eventuais aspectos positivos do trabalho da companhia.

CNN

Nesse caso, será que o outro lado não existe? O SeaWorld só se manifestou por meio de comunicado à empresa acusando o documentário de ser unilateral. Bom, nesse aspecto, eles estão certos. É fácil comprar uma versão emocionante e assustadora; mas, uma vez passado o susto, a imagem pode perder força e relevância. É acusador, júri e carrasco num pacote só. Se o espectador tem a opção de tirar suas próprias conclusões, a mensagem nunca é esquecida e o efeito permanece.

O mesmo acontece em “Pandora’s Promisse”, vendido como um debate sobre Energia Nuclear, mas que não passa de uma defesa obstinada em favor da tecnologia. Para isso, o diretor utilizou especialistas, ativistas ambientais anti-nuclear nos anos 70 que se converteram depois de aprender e descobrir as verdades sobre as usinas atômicas e os problemas das outras fontes de “energia limpa”. Há muita coisa boa ali.

Um exemplo: sabia que a areia da praia de Guarapari é mais radioativa do que os prédios vizinhos a Chernobil hoje em dia? O documentário é bastante educativo e revela muitas informações sobre os novos reatores e a efetividade da energia nuclear contra eólica ou solar, que são mais baratas, mas dependentes de condições climáticas.

Enfim, é um documentário interessante, mas é tudo tão lindo e fantástico? Não acabamos de enfrentar o desastre em Fukushima? Se é tão seguro, por que o único país descrito como “esperto o suficiente para perceber tudo isso e adotar usinas nucleares como principal fonte de energia” é a França?

A defesa é clara: o monopólio do petróleo não quer que ninguém saiba. Muito disso é verdade, com certeza. Mas aí coloco a pergunta: é mesmo papel do documentarista pensar pelo espectador e tentar empurrar sua visão sobre os fatos?

CNN

Tom Hanks tentou fazer isso no terceiro documentário da temporada “The Assassination of President Kennedy”, uma análise dos fatos, teorias da conspiração e efeitos causados pelo assassinato de John F. Kennedy. Esse foi o único dos três filmes a colocar opiniões contrárias em confronto direto. Ex-policiais, jornalistas, médicos, escritores e políticos que estiveram ligados ao caso de alguma maneira foram ouvidos e deixaram seu recado.

No meio desse tiroteio de opiniões, uma linha editorial sólida e bem direcionada vai mostrando reportagens de época, fotografias, vídeos, faz uso de vozes de peso como Walter Kronkite e muitos depoimentos de arquivo para alimentar ambos os lados. Foi um tiro só? Jim Grissom, protagonista do filme “JFK” foi apenas um aproveitador atraindo a atenção pública? Qual a importância do Warren Report? Por que Jack Ruby matou Lee Oswald? Tudo isso é abordado tanto pela visão da época quanto pela ótica, e perspectiva, atual.

Pensando em termos lógicos, essa temporada de documentários da CNN parece ser balanceada: um agressor (“Blackfish”), um defensor (“Pandora’s Promisse”), um meio termo (“The Assassination of President Kennedy”). Visto de forma ampla, pode até fazer sentido, mas o espectador é apresentado a cada produto de uma vez, em horário nobre, com roupagem de verdade absoluta por conta da edição normalmente emotiva e envolvente.

Pessoalmente, não volto mais ao SeaWorld. O filme me provocou a pesquisar mais e, por conta da pesquisa, acabei encontrando informações mais contundentes ainda e sacramentei minha impressão (afinal, o assunto é mais “simples” e palpável), por outro lado, não comprei uma fantasia de Homer Simpson ou saí por aí pedindo mais usinas atômicas.

A CNN fica no fogo cruzado entre a “TV para Republicanos Radicais” e a “TV do Democrata Feliz”

Diferente do primeiro caso (que envolvia acusações criminais), cientistas e pesquisadores atômicos poderiam muito bem balancear os prós e contas do sistema. Não foram utilizados por opção clara do diretor. E, se ele optou por só mostrar um lado, prefiro não confiar muito nele. Ele pode estar certo e temos condições de construir novos reatores, seguros e efetivos, mas gosto de informações, não de propaganda. E, quando existe apenas um lado de uma história tão grande, que envolve vida e morte, há apenas um interesse. Ele age exatamente do mesmo modo que aqueles a quem critica.

Curiosamente, isso acontece em meio ao renascimento de um programa clássico da CNN: o “Crossfire”, cujo conceito envolve colocar defensores de dois lados de um determinado assunto e deixar o circo pegar fogo. No atual cenário de canais domésticos, a Fox News detém o título de “TV para Republicanos Radicais”, a MSNBC está no espectro oposto como a “TV do Democrata Feliz” e a CNN fica no fogo cruzado, tentando balancear sua cobertura e faz de conta ainda acreditar na neutralidade. O perfil dos documentários, e reportagens especiais, apresentadas recentemente vai contra essa imagem e, assim como seus concorrentes, o canal criado por Ted Turner parece estar extremamente interessado na tão criticada venda de opinião. E, pelo jeito, vale tudo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

For News Media, a Mostly Cautious Approach to Newtown Tapes

While two local Connecticut newspapers rushed to make the full recordings available, other media outlets held back.

    



Mixed Reactions From Media Critics After One Cuomo Interviews Another

Some watchers questioned whether it was appropriate for Chris Cuomo, a journalist on CNN, to interview his brother, Gov. Andrew M. Cuomo of New York.

    



Advertising: Ahead of Anniversary, Promoting All Things Kennedy

As the 50th anniversary of President John F. Kennedy’s death nears, television stations and publishers are preparing promotions — some of which are raising eyebrows.

    



CNN Ratings Fall as Health Care Coverage Rises

CNN fell to fifth place during the week, below Fox News and MSNBC, as well as HLN and CNBC.

    



CNN Jolts Ratings Race With ‘Blackfish’

On Thursday night, the network drew a surprisingly young audience for the documentary about the safety and ethics of confining killer whales.

    



Blitzer Causes Stir With Comments on Health Care

Mr. Blitzer said on the air that the Obama administration should “accept the advice that a lot of Republicans are giving them” and delay the start of the program for a year.

    



Megyn Kelly Draws a Large, Older Audience on Fox News Show

Ms. Kelly’s new show at 9 p.m. had an audience of more than two million, but trailed MSNBC among the younger viewers advertisers pay to reach.

    



CNN and NBC Scrap Projects on Hillary Clinton

Both sides of the political aisle registered objections to the projects, which would have explored the life of the former first lady and potential 2016 presidential candidate.

    



The Media Equation: Campaign Journalism in the Age of Twitter

A far younger campaign reporter now feeds a never-ending news cycle named Twitter.

    



Gingrich Will Be Back in the ‘Crossfire’ on CNN

As a host of CNN’s revived “Crossfire,” Newt Gingrich will become a member of the news media that he once criticized. “And I hope to move it to the right,” he said.

    



Washington Post Site Hacked by Syrian Group

The paper reported that a hacker collective called the Syrian Electronic Army had also targeted Time magazine and CNN, suggesting a coordinated attack.

    



Profit at Time Warner Surges 87%

Investments in mythical kingdoms and alien invasions are paying off for Time Warner, which posted an 87 percent jump in income after it increased spending on original programming.

    

CNN Tweaks Its Lineup Amid Executive Changes

The network has revamped its prime-time lineup and hired Andrew Morse as senior vice president in charge of domestic news gathering and digital news.

    

CNN to Produce Documentary on Hillary Clinton

Two days earlier, NBC said it would make a four-hour mini-series on Ms. Clinton