As 50 caixas de “Coraline”

“Coraline”, animação baseada na obra de Neil Gaiman, estreou nos Estados Unidos no último fim de semana logo em terceiro lugar nas bilheterias. Um grande feito para um desenho animado em stop-motion, que sempre foi tratado pelos produtores como “um pequeno grande filme” (leia mais sobre o longa no Smelly Cat).

Em conjunto com a Laika Animation, a Wieden + Kennedy de Portland preparou diversas ações para divulgar o filme nos últimos meses. De painéis interativos até um tênis Nike em edição limitada. Uma dessas iniciativas me chamou mais atenção não apenas por envolver blogs, mas também pelo nível de personalização, exclusividade e esmero.

50 caixas únicas, numeradas, feitas à mão pelo estúdio de produção da própria agência, foram enviadas para 50 blogueiros, potenciais interessados pelo filme. O conteúdo de cada uma das caixas também era único, com diferentes objetos relacionados a história e uma carta com senha para acessar conteúdo secreto no site (leia a carta depois do jump).

Coraline Boxes
Coraline Boxes
Coraline Boxes

No Animation Archive e no SuperPunch você pode ver um catálogo com fotos de cada uma das caixas, e os respectivos blogs que receberam.

Os presentes, totalmente artesanais, entram no contexto tanto pela história de “Coraline”, como pelo modo que o filme foi produzido. O vídeo abaixo traz uma retrospectiva das ações que a Wieden + Kennedy realizou para a animação, que estréia no Brasil na próxima sexta, dia 13.

| Via W+K Blog, AdRants, NotCot

Coraline Boxes

Surto de Christian Bale inspira viral para outro filme

Depois do ator Christian Bale ter surtado durante as filmagens de “Terminator 3″, com o áudio transformado em um dos primeiros grandes virais do ano, é a vez de Michael Cera (“Superbad”, “Juno”) perder o controle.

Claro que agora é uma brincadeira. Um vídeo para divulgar o filme “Youth in Revolt”, baseado no livro de C. D. Payne. Bacana porque ninguém imagina o Michael Cera em um ataque de nervos, e ainda tira um sarro do Bale.

Aliás, não deixe de usar o Instant Bale quando precisar de inspiração para dizer algumas palavras de afeto por aí.

Disney inicia campanha para o filme “Surrogates”

Não é só “2012″ que está com campanha-viral online atualmente em execução, outro filme também deu início a uma comunicação misteriosa com direito a site de corporações sinistras. E não tem cara, mas é uma produção da Disney.

“Surrogates”, estrelado por Bruce Willis e dirigido por Jonathan Mostow (o mesmo de “O Exterminador do Futuro 3″), é baseado na HQ criada por Robert Venditti e desenhada por Brett Weldele, lançada originalmente em cinco volumes entre 2005 e 2006.

A história se passa no ano de 2054, e tornou-se comum as pessoas utilizarem “surrogates”, corpos artificiais controlados remotamente, para interagir com o mundo lá fora. Na prática, são andróides construídos sob medida e que assumem o papel de seus donos, assim, qualquer um pode viver dentro do conforto e segurança de seu lar.

Aproveitando a Comic Con New York que acontece nesse fim de semana, a Disney lançou posters com grande destaque para a URL chooseyoursurrogate.com. O endereço leva para o site da Virtual Self Industries, a empresa fictícia da trama que produz e vende os surrogates com a sua cara.

Na página você pode saber mais sobre a Virtual Self, fazer um tour virtual pela empresa e criar seu surrogate, que vira um widget para ser compartilhado em redes sociais. Pode ser que a campanha pare nesse brincadeira, pode ser que tenha mais.

“Surrogates” estréia nos EUA em 25 de setembro de 2009, e aqui no Brasil em 27 de novembro.

Surrogates

| Via io9

As 50 melhores mortes do cinema


Dos clássicos aos atuais, dos cults aos trashs. Lista compilada pelo TheShiznit.

Oscar 2009: Os posters de Melhor Filme

No ano passado, logo depois de anunciados os indicados ao Oscar, fiz um post para compararmos os posters dos filmes. Resumindo, é uma espécie de categoria: O Melhor Poster de Melhor Filme.

E com os indicados ao Oscar 2009 revelados na semana passada (aliás, errei feio na minha aposta), é hora de colocarmos os cartazes em disputa novamente. Na minha opinião, os concorrentes estão mais fracos do que no ano passado. Designs sem inspiração, pouco conceituais e estampando a cara gigante dos atores super-celebridades hollywodianas (exceto no caso de “Slumdog Millionaire”).

Abaixo você pode ver os cartazes e votar depois do jump. Cada filme tem diversas peças criadas, mas escolhi para publicar aqueles que são considerados os posters oficiais para divulgação internacional.

Os posters de “The Curious Case Of Benjamin Button” e de “Milk” foram criados pelo estúdio Mojo, LLC. O de “Frost/Nixon” e “Slumdog Millionaire” por Bemis Balkind. E o poster de “The Reader” foi criado pela Allied Advertising.

Clique nas imagens para ampliar:

Note: There is a poll embedded within this post, please visit the site to participate in this post’s poll.

Ação para promover adoção de cães na saída do cinema

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Neste último final de semana, promotores da UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) realizaram uma simpática ação para comover as pessoas em relação a adoção de cães abandonados.

Nenhum lugar melhor do que a saída do cinema, onde as pessoas tinham acabado de assistir o filme “Marley & Eu“.

Eles distribuíram várias esculturas de bexiga em formato de cachorro. Nelas vinha a seguinte mensagem impressa: “Achou o cachorrinho do filme fofo? A UIPA também tem vários filhotes para serem adotados – www.uipa.org.br“.

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A ação foi realizada no sábado e no domingo, nas sessões noturnas do Espaço Unibanco, no Shopping Frei Caneca.

Criação da agência Fischer América.

A ciência por trás de “O Curioso Caso de Benjamin Button”


Os estúdios Digital Domain, Asylum FX, Matte World e Lola FX mostram os bastidores dos efeitos digitais do filme de David Fincher.

Porque “The Dark Knight” deve ser indicado a 10 Oscars

Deixando do lado o meu hype pessoal pelo filme, posso fazer uma aposta previsível e arriscada ao mesmo tempo: “Batman: O Cavaleiro das Trevas” deve garantir até 10 indicações ao Oscar, na próxima quinta, dia 22 de janeiro.

Comentei no Twitter que aposto no filme de Christopher Nolan como indicado na categoria mais importante, a de Melhor Filme. Só que “The Dark Knight” tem chances reais de indicações em Diretor, Ator Coadjuvante (óbvio), e prêmios técnicos como Direção de Arte, Edição, Trilha Sonora, Mixagem de Som, Efeitos Especiais, etc.

Pode parecer muito para um filme de super-herói, e não que não mereça, mas a Academia não vai perder as chances de fazer a audiência de seu show bater recorde, ou pelo menos se equiparar aos 55.2 milhões de espectadores do ano em que “Titanic” papou tudo (1998).

Batman Dark Knight Oscar

Depois disso, a queda foi vertiginosa (33 milhões em 2003), com uma recuperação em 2004 (43.5 milhões de espectadores), com “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” dominando a noite do Oscar.

Acontece que no ano passado, 2008, a premiação teve uma de suas menores audiências da história, “apenas” 32 milhões de espectadores, o que ainda assim continua sendo muito atraente para os anunciantes, que pagaram 7% mais por 30 segundos na ocasião.

A Academia vem há anos tentando modernizar o Oscar, com um show mais curto, indicados mais indies e apresentadores mais jovens, e deixar passar a oportunidade oferecida por “The Dark Knight” seria um tiro no pé. É um filme com peso de prêmios e apelo popular, muito popular.

É esperar pra ver. Tanto pelas indicações na próxima quinta, como pela confirmação dos números de audiência no dia 22 de fevereiro. Sabe-se lá quando terão uma nova oportunidade de atrair tantos espectadores e anunciantes como dessa vez, em 2009. E repetindo, não será por falta de merecimento.

Posters Honestos


Como seriam os posters de filmes se eles fossem honestos…

Comercial de filme será exibido em 3Dimensões

No dia 1º de fevereiro, durante o SuperBowl, a final do campeonato de futebol americano da NFL nos EUA, que tem os intervalos comerciais mais caros do país, a emissora de TV NBC exibirá um trailer de 90 segundos do filme da Dreamworks Monsters vs. Aliens” em três dimensões. Para isso, 150 milhões de óculos 3D (desenvolvidos pela Intel) serão distribuídos gratuitamente em milhares de displays espalhados por pontos de venda nos EUA.

A NBC insiste para que ninguém jogue fora os óculos, alegando que o episódio da série “Chuck” também será transmitido em 3D na noite do mesmo dia.

Essa é uma experiência ainda embrionária na publicidade, mas que com certeza vai ser visto com “bons olhos” pelo público.

:: New York Times

Outdoor Spoiler de “Marley Eu”

Eu não li e nem assisti “Marley & Eu”, mas não é preciso ter mais do que um dos olhos funcionando para saber o que acontece no final.

Ainda assim, alguém resolveu ser muito sacana e arruinar o filme sem rodeios para quem pretendia assistir (e nem imaginava o fim), estampando o spoiler em letras garrafais em um outdoor. Se a moda pega…

Se você não quer saber, ignore a imagem abaixo:

marley & Eu

| Via Trabalho Sujo, via 100ml

MINI: Test-drive no cinema

Depois da Volvo, foi a vez do Mini experimentar a interação nos cinemas. Não indo muito além do feito pela montadora sueca no Reino Unido, em 2007 (relembre), a equipe do MINI decidiu surpreender alguns alemães com a tecnologia de captação de movimentos, e transformou o cinema Metropol, em Stuttgard, Alemanha, em um laboratório experimental.

Antes do filme, durante os comerciais apresentados, passam algumas instruções de como os telespectadores devem proceder para interagir com o vídeo interativo que simula um teste-drive em um Mini.

Após cumprir o desafio, uma mensagem convida o público a fazer um test-drive real no carro.

Dica do Flávio Duarte ;)