Google ‘compra’ briga com Facebook ao adquirir a Titan Aerospace

Lembra do projeto Connectivity Lab do Facebook, que propunha o uso de drones para distribuir internet para todo o planeta? A principal fabricante do modelo de drone que Mark Zuckerberg estava de olho, a Titan Aerospace, acaba de ser adquirida pelo Google.

Os termos da negociação ou o valor da compra ainda não foram divulgados, mas o Wall Street Journal informa que os drones seriam usados para complementar os balões do Projeto Loon, do Google, que tem uma premissa bem semelhante ao Connectivity Lab do Facebook.

Especula-se que a aquisição da Titan tenha ocorrido para evitar que o Facebook a comprasse

Especula-se que a aquisição da Titan tenha acontecido com o principal propósito de evitar que a empresa fosse incorporada ao Facebook. Ao invés de integrar o império de Zuck, agora a Titan é parte do conglomerado de Larry Page e Sergey Brin.

O BusinessInsider também sugere que os drones poderiam ser utilizados para coletar fotos de todo o planeta e ajudar na melhoria de serviços como o Google Earth e o Google Maps.

Se eu fosse o Zuck, ia retaliar comprando uma empresa de balões.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Avenida em Montreal inova na decoração de fim de ano com balões de quadrinhos

A decoração de Natal na Avenida Mont-Royal, em Montreal, ganhou um tom mais divertido e criativo em 2013. Com balões luminosos de quadrinhos, o projeto Idea-O-Rama transformou o espaço público em instalação de arte temporária.

Criada pelo estúdio Turn Me On Design, a iniciativa contou com ilustrações dos artistas Astro e Jean-François Poliquin, num tom bem humorado em relação a ícones do inverno e da época de festas.

O Idea-O-Rama foi bancado pela Société de Développement de l’avenue du Mont-Royal, e continuará decorando a avenida até o próximo mês de março.

 Idée-O-Rama
 Idée-O-Rama
 Idée-O-Rama
 Idée-O-Rama
 Idée-O-Rama
 Idée-O-Rama
 Idée-O-Rama

No vídeo abaixo, o estúdio Turn Me On mostra o processo de produção das peças:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Animação usa balões como metáfora para relacionamentos

Se ao ler as palavras “balões” e “relacionamentos” no título acima, você já pensou em Up: Altas Aventuras, tenha um pouco de paciência. De certa maneira, o filme da Disney/Pixar é apenas uma influência na animação criada por Hélène Leroux como projeto de conclusão de curso na Gobelins School, em Paris.

Delicadíssimo, Floating in my Mind usa balões como uma metáfora para relacionamentos, cada um deles representando uma pessoa que conhecemos e preenchido pelas memórias cultivadas e compartilhadas com elas.

Com um visual minimalista, a animação acompanha o protagonista desde a sua infância até a velhice, mostrando as pessoas que passam pela sua vida e as lembranças que elas deixam – mais ainda a dificuldade de abrir mão delas.

De certa maneira, este curta serve como um apêndice do texto Você até pode ter milhares de amigos…, um material extra para a gente pensar sobre como estamos nos relacionando com as pessoas por aí. Enjoy!

mind1
mind2

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google usa balões para criar rede wi-fi na Nova Zelândia

À primeira vista, é uma ideia tão louca que possivelmente passaria batida, não fosse o Google por trás dela. Lançado no último sábado, o Project Loon se propõe a criar uma espécie de rede wi-fi para democratizar o acesso à internet, especialmente em áreas mais remotas, utilizando nada menos do que balões especialmente desenvolvido para este experimento.

A fase inicial do projeto está sendo realizada na Nova Zelândia, onde voluntários farão testes em Christchurch e Canterbury. Os balões deverão flutuar na estratosfera, a cerca de 20 quilômetros do solo, duas vezes mais alto que aviões e longe das mudanças climáticas.

Cada um dos balões conta com antenas que transmitem por rádio-frequência, cobrindo uma área aproximada de 40 quilômetros de diâmetro, com uma velocidade semelhante ao do 3G. Além de transmitidos uns para os outros, os sinais emitidos pelos balões também poderão ser captados no solo, por antenas especiais que estão sendo instaladas nas áreas de testes.

Por trás da ideia está o dado de que apenas 1 terço da população mundial tem acesso à internet. Por outro lado, há também quem possa pensar que é mais uma manobra do Google para dominar o mundo. No final das contas, importante mesmo é que democratize o acesso à informação e facilite a comunicação de quem vive em áreas mais remotas. Para acompanhar as novidades e resultados, basta acessar o perfil do Project Loon no Google+.

00E
00F00M

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Heineken agradece fãs brasileiros no Facebook enchendo um balão para cada like

Para agradecer os seus 1.021.969 fãs brasileiros no Facebook, a Heineken inventou seu próprio Isaiah Mustafa. Porém, ao invés de mensagens só de toalha, a marca se propôs a encher um balão para cada like que o vídeo acima tiver no YouTube.

A campanha conta com vídeos personalizados para determinados usuários que interagirem com a marca nas redes sociais, e até agora já encheu 2914 balões, de acordo com o último vídeo (abaixo) publicado há 19 minutos.

Durante o dia de hoje, o cara vai continuar por lá gastando oxigênio, num crossover de mídias sociais. Usando YouTube para agradecer aos fãs no Facebook que podem interagir por qualquer outro lugar e vice versa.

Veja todos os vídeos no canal: youtube.com/UmLikeUmBalao. A criação é da Wieden+Kennedy de São Paulo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement